
A periodontite é uma doença oral inflamatória crônica que destrói progressivamente o periodonto, termo usado para descrever o aparelho de suporte que envolve o dente, que inclui o tecido gengival, o osso alveolar, o cemento e o ligamento periodontal.
Ela geralmente se manifesta como um agravamento da gengivite, inflamação da gengiva devido ao acúmulo de bactérias e detritos entre a linha da gengiva e o dente, também conhecido como placa dentária. Gengivite é uma condição reativa que é reversível com a melhora da higiene oral. Periodontite é quando a condição periodontal progrediu além da gengivite para um estado de doença inflamatória crônica, destrutiva e irreversível. As bactérias podem então penetrar mais profundamente nos tecidos e no periodonto circundante. Isso desencadeia uma resposta do hospedeiro em uma tentativa de se defender contra as bactérias invasoras. No entanto, durante o processo de proteção contra as bactérias, as defesas do hospedeiro também levam à destruição do periodonto. A periodontite leva à perda de inserção do periodonto, que posteriormente progride para a perda óssea alveolar, resultando potencialmente na perda do dente afetado.
Práticas inadequadas de higiene oral desempenham um papel significativo no início e desenvolvimento da periodontite. Técnicas inadequadas de higiene oral podem levar ao acúmulo de bactérias e placa nos dentes, iniciando gengivite e potencialmente progredindo para periodontite.
Sintomas da periodontite
A dor geralmente está ausente nos estágios iniciais da periodontite. No entanto, pode surgir quando há uma infecção aguda em uma ou mais bolsas periodontais. A impactação de alimentos nessas bolsas pode gerar dor localizada durante as refeições.
Outros sinais clínicos incluem:
- Gengivas sensíveis, avermelhadas e com sangramento fácil;
- Presença de placa bacteriana em grande quantidade;
- Gengivas com edema (inchaço), hiperemia (vermelhidão) e exsudato (liberação de secreções);
- Halitose persistente (mau hálito);
- Sensação de gengiva retraída;
- Dentes amolecidos, principalmente quando apenas um terço da raiz está ainda fixado ao osso;
- Dor ao mastigar, com dificuldade para se alimentar corretamente.
Para todas as formas de periodontite, a primeira fase do tratamento consiste em uma minuciosa raspagem — também chamada de limpeza profissional, que pode ser feita com instrumentos manuais ou ultrassônicos — para remover a placa bacteriana e os cálculos aderidos aos dentes.
Em seguida, realiza-se o alisamento radicular, que é a remoção cuidadosa do cemento ou dentina comprometidos por toxinas, seguida do polimento das raízes dentárias. O objetivo é criar uma superfície limpa e lisa, dificultando a nova aderência de bactérias.
Além do procedimento clínico, é essencial manter uma higiene bucal meticulosa em casa, incluindo escovação adequada e uso diário de fio dental. O sucesso do tratamento depende diretamente da colaboração do paciente.
Vivace Odontologia
WhatsApp: (62) 98549-8830
Telefone: (62) 3565-1679
Endereço: Nona Avenida, N° 363, Vila Nova, Goiânia, Go.
Dra. Renata Pereira Silva
CRO-GO 6323
Especialista em Prótese dentária e Clínico Geral