
O câncer bucal é um tipo de tumor maligno que pode se desenvolver em diferentes regiões da cavidade oral, como os lábios, gengivas, língua, bochechas, céu da boca (palato) e assoalho bucal.
Na maioria dos casos, esse tipo de câncer se manifesta por meio de feridas persistentes, aftas que não cicatrizam, nódulos ou manchas esbranquiçadas e avermelhadas. Um sinal de atenção é qualquer lesão na boca que não cicatriza em até 21 dias. Nesses casos, é essencial procurar um especialista – como um cirurgião de cabeça e pescoço – para investigação e diagnóstico correto.
Outro alerta importante são os gânglios aumentados no pescoço (ínguas), que podem indicar metástases, ou seja, a disseminação do câncer para os linfonodos cervicais, sugerindo um estágio mais avançado da doença.
Quem está mais sujeito ao câncer bucal?
Embora o câncer de boca possa atingir pessoas de qualquer idade, é mais comum em homens acima dos 50 anos. Entre os principais fatores de risco estão:
- Tabagismo (uso de cigarros, charutos, cachimbos e narguilé)
- Consumo frequente de bebidas alcoólicas
- Infecção pelo vírus HPV
- Uso de próteses mal ajustadas
- Má higiene bucal
- Exposição excessiva ao sol (no caso de câncer nos lábios)
A prevenção do câncer de boca está diretamente ligada a hábitos saudáveis, como evitar o cigarro e o álcool, manter a saúde bucal em dia, visitar regularmente o dentista e usar proteção solar labial. Além disso, o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.
Consultas periódicas ao dentista são fundamentais para identificar precocemente qualquer alteração suspeita, permitindo o encaminhamento rápido a um especialista, se necessário.
Vivace Odontologia
WhatsApp: (62) 98549-8830
Telefone: (62) 3565-1679
Endereço: Nona Avenida, N° 363, Vila Nova, Goiânia, Go.
Dra. Renata Pereira Silva
CRO-GO 6323
Especialista em Prótese dentária e Clínico Geral